HEAB na Rede de Saúde

Publicado em: 💬

A Qualidade no atendimento tornou o Hospital Estadual Américo Brasiliense o melhor Hospital do Interior do estado de São Paulo, segundo avaliação dos usuários SUS, em pesquisa realizada pela Secretária de Saúde do Estado.

O Complexo Assistencial é um prestador de serviços 100% SUS composto pelo Hospital Estadual Américo Brasiliense e pelo AME Américo Brasiliense onde realizam em média 12 mil atendimentos mensais.

A assistência realizada tem foco na média complexidade, que é composta por um conjunto de ações e serviços que visam atender aos problemas de saúde mais frequentes na população, onde a assistência demanda a disponibilidade de profissionais especialistas e o uso de recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento.


Consultas médicas no AME:

São consultas médicas feitas com especialistas, de caráter eletivo e de foco na média complexidade.


Consultas não médicas no AME:

O AME também possui um conjunto de atendimentos de áreas não médicas (Enfermagem e Serviço Social), que não possuem agendamento direto da rede, dando suporte apenas aos usuários encaminhados aos serviços médicos do AME.


Exames

O HEAB/AME realiza exames com agendamento direto da rede, além de usuários internados. Esses exames são feitos em setores específicos, organizados segundo a natureza dos exames realizados.

O Complexo Assistencial conta ainda com apoio de laboratórios para exames de sangue, secreções, urina e fezes e para análise de exames anatomopatológicos para os usuários atendidos no AME e nas enfermarias.


Cirurgias Ambulatoriais e biopsias guiadas por imagem

O AME possui uma sala de procedimentos equipada para realização de pequenos procedimentos que não necessitam da intervenção conjunta de anestesista, utilizada principalmente pelas especialidades de Dermatologia, Cirurgia Plástica e Urologia. São feitos procedimentos como retirada de lesões de pele, tegumento e vasectomias.

Há ainda atividade de biopsias guiadas por métodos de imagem, como biopsias guiadas por US e CT, como biopsias de mamas, tireoide, próstata e fígado.


Consultas médicas e não médicas no Ambulatório do Hospital Estadual

Pacientes que necessitam de acompanhamento após internações e cirurgias no Hospital e não fazem parte do protocolo de atendimentos do AME Américo Brasiliense, são atendidos em outra estrutura ambulatorial presente no complexo, que é o Ambulatório do Hospital Estadual Américo Brasiliense, com desenho diferente do AME. Nesse ambulatório são atendidos apenas usuários oriundos de internações e procedimentos feitos no hospital;


 Matriciamento 

O Matriciamento tem por finalidade ser o conjunto de ações estratégicas multidisciplinares que visam promover a continuidade do cuidado em saúde aos usuários, a partir da interação entre os diversos serviços e profissionais da Rede de Atenção à Saúde. Considerando que o HEAB/AME são serviços de saúde que compõem a rede, temos uma equipe de matriciamento que atua na região do Departamento Regional de Saúde III (DRS III), composta por 24 municípios e quase um milhão de habitantes. O objetivo é fortalecer a continuidade do cuidado em saúde aos usuários da rede, através de ações que integrem as equipes e aprimorem a comunicação entre os serviços e profissionais de saúde dessa região.

As ações da equipe de matriciamento iniciaram-se em 2017, com mapeamento dos Serviços de Saúde disponíveis na Rede, assim como encontros de integração entre os municípios do DRS III. Em 2020, a Secretaria Estadual de Saúde incluiu as ações de matriciamento como parte dos indicadores de qualidade do AME/HEAB, com entregas trimestrais das ações executadas pela equipe junto à Rede.

Dentre as ações executadas pela equipe, temos:

- Projeto Integra Rede: quebrando barreiras e aproximando serviços;

- Projeto Desenvolvendo Educadores em Diabetes;

- Projeto para redução do absenteísmo nos atendimentos do AME com os municípios da Região Central do DRS III;

- Projeto Protocolo de Acesso – AME Américo Brasiliense;

- Projeto Gestão de Casos em Cuidados Paliativos;

- Projeto ECHO HIV – HEAB;

- Projeto Educa AME.

A equipe de matriciamento do HEAB/AME é composta por uma profissional médica (Dra. Natali Canelli Valim), uma enfermeira (Gisele Adriana Valério) e uma oficial administrativa (Jéssica Cristina Briganti Ramos). Ainda conta com o apoio da Coordenação do AME e do Centro Integrado de Humanização.

Contato da equipe: e-mail: matriciamentoame@heab.faepa.br | Telefone: (16) 3393-7800 (ramal 8007)