Sabemos que o adoecimento e a hospitalização causam um impacto na vida das pessoas e uma das estratégias que podem auxiliar no enfrentamento deste momento, é a prática religiosa ou espiritual de preferência do paciente.
O HEAB é uma instituição de saúde pública, por isso, assim como o Estado, é laico, ou seja, não adota uma religião oficial nem dá preferência para qualquer crença, bem como protege aqueles que não possuem nenhuma.
Assim, todo paciente internado possui direito à assistência religiosa ou espiritual, de acordo com sua preferência, desde que o atendimento seja realizado somente se o paciente desejar ou por seus familiares, no caso daqueles que já não estejam mais em condições de tomarem decisões.
ORIENTAÇÕES
GERAIS:
- As visitas são realizadas somente ao paciente que pediu;
- É proibida a entrega de qualquer material alusivo a alguma religião/crença nas dependências do hospital;
- Os representantes religiosos/espirituais não possuem direito à alimentação;
- Os representantes religiosos/espirituais devem entrar pela Recepção 03 – Internação e obrigatoriamente, realizarem cadastro como visita ao paciente que pediu sua presença,
apresentando documento de identificação pessoal com foto, como RG ou Carteira Nacional de Habilitação.
- O crachá de identificação é de uso obrigatório e deve ser pendurado na roupa, em lugar visível, durante todo o tempo que ficar no hospital;
- O crachá é individual e não pode ser utilizado por outra pessoa;
- Devolva seu crachá ao sair do hospital, pois assim você estará ajudando com o controle de quem entra e sai do HEAB e com a segurança de todos.
(atualizado 30-08-2023)