A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Estadual Américo Brasiliense conta com 10 leitos individualizados, todos com antecâmara e condições de uso de pressão negativa para isolamento respiratório. Cada leito conta com monitor multiparamétrico e aparelho de ventilação mecânica invasiva, além de outros equipamentos de suporte à vida. Os sinais vitais de cada paciente são monitorados 24 horas por dia por sistema de monitoração central.
Atendemos usuários vindos todas as cidades pertencentes ao Departamento Regional de Saúde (DRS III), bem como de outras cidades do estado de São Paulo, encaminhados através da central de regulação de ofertas de serviços de saúde do estado de São Paulo (CROSS).
Contamos com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, assistentes sociais, médicos e fonoaudiólogas, que proporciona um tratamento completo, centrado no usuário e em sua rede de suporte social.
A UTI possui suporte de hemodiálise, bem como de diversas especialidades médicas mediante interconsulta dos especialistas do HEAB e do AME Américo Brasiliense.
A equipe da Comissão de Controle de Infecção Relacionadas à Assistência à Saúde também está presente, atuando diariamente com visitas na UTI para discussão de casos, orientação da equipe e na prevenção de infecções através do acompanhamento da adesão à boas práticas assistenciais.
Na UTI do HEAB os acompanhantes dos pacientes são bem-vindos, participando do cuidado e humanizando o atendimento. É permitida a permanência de 01 acompanhante 24 horas por dia para todos os pacientes (salvo em situações excepcionais de elevado risco de transmissão de doenças infecciosas), além de horário de visitas todos os dias.
Consulte a recepção de internação para mais informações.
(atualização 06-11-2023)