Partindo do princípio que o adoecer humano é multifatorial, visto que há vários determinantes da saúde (aspectos biológicos, psicológicos, sociais e espirituais), é necessário, para o atendimento integral do usuário, um olhar multiprofissional, pois nenhum saber isolado é suficiente para atender a complexidade dos problemas de saúde.
Logo, qualquer profissional de saúde necessita do apoio de outros saberes e do trabalho em equipe, este interpretado por aquele realizado por profissionais de diversas categorias, no qual a contribuição individual leva a um produto final, satisfazendo as exigências peculiares de cada setor na solução de problemas diagnosticados, conjuntamente, por membros de uma equipe de saúde.
Na Instituição a equipe multiprofissional é composta por 09 (nove) áreas, cuja atuação é centrada na pessoa e sua rede de apoio social, conforme a imagem abaixo. Preconiza-se um cuidado que respeite as preferências, necessidades e valores individuais do usuário, desejando-se que estes sejam o guia de todas as decisões clínicas.