Atividades Clínicas

Publicado em: 💬

O Complexo assistencial composto pelo Hospital Estadual Américo Brasiliense e pelo AME Américo Brasiliense é um prestador de serviços 100% SUS. Todos os atendimentos prestados estão integrados ao sistema público de saúde.

A assistência realizada tem foco na média complexidade, que é composta por um conjunto de ações e serviços que visam atender aos problemas de saúde mais frequentes na população, onde a assistência demanda a disponibilidade de profissionais especialistas e o uso de recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento.

Atendendo solicitações de todo o estado, em especial aos municípios situados na região de saúde do Departamento Regional de Saúde - DRS III - Araraquara, está integrado aos sistemas de regulação de serviços eletivos e de urgências do CROSS, onde os gestores municipais, regionais e estaduais podem agendar e acompanhar, de modo on-line, a utilização desses serviços. 

Para acessar esses serviços, o usuário do SUS deve procurar um posto de atendimento SUS mais próximo de seu domicilio, onde será avaliado por um médico. Havendo a necessidade de encaminhamento, o médico do "postinho" preenche uma Guia de Referência, onde ele preenche com os recursos solicitados para o tratamento adequado desse paciente. O município então irá agendar um atendimento em suas referencias pactuadas para os recursos que foram solicitados.

Além das consultas ambulatoriais com especialidades clínicas, o HEAB possui 10 leitos de UTI e leitos de enfermaria para internação de urgências e emergências clínicas, como infecções, descompensação de doenças crônicas como diabetes e hipertensão ou mesmo para investigação diagnóstica. 

Todas as internações de urgência clínica do HEAB são encaminhadas via Regulação de Urgências e Emergências (CROSS/SIRESP), que organiza as solicitações das Unidades de Pronto-Atendimento e hospitais da região.

As unidades de internações seguem protocolos objetivando a integralidade na assistência à saúde, exercendo ações preventivas, curativas e de reabilitação, com foco no cuidado centrado na pessoa, onde se adapta às necessidades individuais de cada paciente.  Os processos de trabalho são organizados seguindo as diretrizes e princípios da Política Nacional de Humanização (PNH).

Caso você tenha alguma urgência clínica, deverá procurar uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de seu município, para triagem e primeiro atendimento. Se for pertinente, o médico da unidade irá solicitar uma vaga de internação clínica no SUS via sistema de regulação de urgências. 



                                                                                                                                                                                                                                                            (atualização 06-11-2023)